TEOCRACIA ECUMENICA - DOMUS AUGUSTA

A Teocracia Ecumênica é uma Comunhão Universal de organizações que visam a preservação de tradições ilustres,a promoção dos valores humanos e a fraternidade entre os povos.Estas organizações são aquelas que dependem de Famílias que, desde há muito tempo, trabalham pelo crescimento do ser humano, cumprindo um Ministério que lhes é inerente, ou dependem de Comunhões Religiosas, de Institutos de Cultura, de Ordens Eqüestres ou Místicas, ou que integram Tradições Veneráveis.

Saturday, October 28, 2006

DIREITO DINÁSTICO-IMPÉRIO APOSTÓLICO

Em relação a EKKLESIA, o Mégas Basileus era também dito (e continua sendo)
DYARKHÈS AUTOKRATÈS (Dyarcha Autokrator, Diarca Autocrata), para distinguí-Lo, juridicamente, do outro diarca, o DYARKHÈS APÓSTOLOS (Dyarcha Apostolus, Diarca Apóstolo, ou Patriarca Ecumênico)
.
Porque o IMPÉRIO APOSTÓLICO era efetivamente governado por uma DIARQUIA (2), cuja autoridade e direitos, por vias especificas, provinham de Deus, fonte única de todo poder. No Dyarkhès Autokratès repousava o poder maior, o poder basilar no Império. Não por sua própria, exclusiva vontade. Mas porque n'Ele os outros poderes existentes entre o Povo Deus renunciavam, em limites certos e conhecidos, os próprios poderes.

Esses poderes iam somar-se, ou agregar-se, ao poder fundamental, existente no
Príncipe como Dinasta. Porque o Dinasta traz em si, porque isso Lhe e inerente, conatural, imprescritível em Sua família, o poder de aglomerar, reunir em si, agregar a sua pessoa, a seu próprio poder - essa soma de outros poderes que lhe são tribuídos pelo Povo de Deus.


No contexto do IMPERIUM ROMANUN (e referimo-nos aqui ao Império Apostólico) o primeiro Dyarkhès Autokratès foi São Constantino I, o Grande, distinguido e eleito por Deus. Por isso mesmo, Ungido do Senhor e XIIIº Apóstolo. E, depois dele, seus sucessores legítimos, ungidos pela origem dinástica, aprovados pelo Senado Romano, aclamados pelo Povo e consagrados, conforme o costume e as formalidades que se foram cristalizando através do tempo.

Veja-se a beleza e a lógica, a sabedoria e o equilíbrio que caracterizam a verdadeira teocracia bizantina (e todas aquelas que dela derivam): o poder, o IMPERIUM, está todo em Deus. Este o transmite, basilarmente, por eleição Sua, a um príncipe e a Sua linhagem. É um poder sagrado, inquestionável, mas não absoluto! Porque o Príncipe deve obediência a leis e a limites que Lhe impõe a vontade de Deus, através de vias diversas. Estas vias diversas são os outros poderes igualmente estabelecidos por Deus.