TEOCRACIA ECUMENICA - DOMUS AUGUSTA

A Teocracia Ecumênica é uma Comunhão Universal de organizações que visam a preservação de tradições ilustres,a promoção dos valores humanos e a fraternidade entre os povos.Estas organizações são aquelas que dependem de Famílias que, desde há muito tempo, trabalham pelo crescimento do ser humano, cumprindo um Ministério que lhes é inerente, ou dependem de Comunhões Religiosas, de Institutos de Cultura, de Ordens Eqüestres ou Místicas, ou que integram Tradições Veneráveis.

Wednesday, March 15, 2006

NOSSAS ALEGRIAS E NOSSAS TRISTEZAS


16.03.1508:


É chamado ao seio do Senhor, em Strandja, ao noroeste de Constantinopla, o Príncipe Imperial e Real Apostólico Kyr Emmanouèl (III), Palaiologos-Zaccaria, “El-Ghazi” (o Vitorioso), sendo inumado na Igreja de Sergentzion, como príncipe cristão.

Herdeiro “more principum” e “iure sanguinis” de Seu Augusto Irmão, Kyr Andreas I, e Chefe da Domus Augusta, 1502-1508, foi um príncipe ilustre, vivendo com dignidade a situação real de Sua época e de Sua Família. Não aceitando as humilhações cerimoniais que pretendiam Lhe impor em Roma, resolveu retornar ao território do Império, então sob o domínio Osmanli.

Foi muito querido do Padischah Mehmed Khan II, que O recebeu afetuosamente em Seu retorno, e concedeu-Lhe benefícios e apanágios, desposando-O com uma sobrinha na afinidade, a Princesa Real Malkhatoun de Abulustein (Cappadocia), neta em 4º grau do Ilustre Zein et-din Karadja Zoul’l-Kadr-Oghlou, Rei de Abulustein, Malek Asian, 1336-1352. Era ela sobrinha da Megas-Amirissa Sitti Mukarina Khatoun, terceira esposa de Mehmed Khan II, desposada em 15.12.1449.

O príncipe Kyr Emmanouèl (III), “El-Ghazi”, foi Comandante de Corpo Militar Rumeliota, uma exceção para um príncipe cristão no Memalik i Osmaniyeh. Prestou serviços como diplomata em várias ocasiões. foi senhor de domínios na Trácia, Moldávia e Capadócia, por mercês do Padischah Mehmed II.

Grão-Príncipe Paleólogo (Megas Amir), por reconhecimento e privilégio de junho de 1480, Príncipe dos Príncipes (Amir-al-Oumarah), entre os súditos cristãos, por privilégio de março de 1482.

Anos depois, junto de Seu túmulo, foi consagrado o primeiro dos pro-patriarcas ditos Unionistas, da Comunhão dos Cristãos Primitivos, Católicos e Ortodoxos.


27.02.1740:


É consagrado Grande Moderador Georgiano em Kaysarieh, na Capadócia, o Príncipe Imperial e Real Apostólico Kyr Alexandros (IV) Ioannès (IX), Chefe Dinástico, 27.12.1739-27.12.1773, qualificado, na crônica síria, Iskander (III) el-Malek. Senhor de domínios na Capadócia, Diyarbekir e Bithynia, IXº Dinasta Palaiologos-Khristophárida, esposo da Megas Amirissa Afsar-Khatoun, falecida em 02.03.1803, em Cesaréia. Pertencia a Princesa à Antiga Casa dos Reis dos Reis da Grande Armênia, Bagrátida, sendo filha do Amir Muhammad Abu-el-Hoçain-es-Sephy (1693-1739), e de Ifitikhar Sultana.

Era este Príncipe filho de Kyr Emmanouèl (IV) Iàkobos (V), de direito Porphyrogennêtos Doukas Angelos Phlabios Komnenos Palaiologos (1688-1739) e da Megas Amirissa Eminé Kathoun, “a Sábia Princesa”, da Casa Bagration, linha islâmica, de cultura árabe.

18.03.1853:


Nasce a Princesa do Sangue Imperial e Real Apostólico, “de iure”, Kyra Dolores-Rosalía-Carlota-Gerásima-Fatimah-Maria-Ioulia-Klaudia-Angela-Phlabia-Kyra-Anna, no domínio de San Juan. Foi confirmada na Ortodoxia a 06.01.1854. Faleceu a 14.06.1867, no domínio de São Diogo.

Dita, depois do matrimônio, Grã-Duquesa Dona Pia Maria Flávia Augusta. Foi esposa do Príncipe do Sangue Imperial e Real Apostólico, “de iure”, Dom. Franciscus Emmanuel Bernardus (II) Heraclius Constantinus, dito “o Santo”, Princeps Flavius De Sauto Emmanuelis, nascido a 02.04.1847 e falecido a 26.04.1915, em Van, na Armênia.

Este príncipe foi Custódio Ortodoxo de Ocidente, sendo consagrado a 02.04.1865. Proclamado Venerabilíssimo Servo de Deus a 27.02.1969, pela Santa Igreja Apostólica e Primitiva, Católica e Ortodoxa.

Este augusto casal não deixou descendentes.