NÚPCIAS DE S.A.R. PRÍNCIPE DOM HOMERO II DE ORNELLAS
.
A cerimônia realizou-se nos jardins da residência dos Excelentíssimos Condes de São Manoel, dignitários da Teocracia Ecumênica e da Domus Augusta. Em um ambiente seleto, com a presença de ilustres convidados, a bela cerimônia religiosa distinguiu-se por seu sentido ecumênico e tradicional. Em verdade, ali estavam presentes os representantes das mais significativas linhagens da região dita do Grande Alegrete Histórico.
.
O nubente, Príncipe Dom Homero, é o quinto-gênito, segundo na varonia, dos falecidos Príncipes Dom Paulino II (1931-1996), Príncipe de Ornellas e do S.R.I., Príncipe dos Godos Peucinos, Theokrator, 5º Totkaif Titular, Participe do Consistório Sagrado (1968-1996), e Dona Nora Regina Silveira Corrêa Pires (1938-1998), esta filha de Jerônimo (VI) de Azambuja Corrêa Pires (1907-1962), Barão do Cerro de São Pedro, Senhor de Estância, e da Muito Ilustre Senhora Dona Constância Pinto da Silveira (1909-1976), dos Senhores e Condes (Filo-Cesarienses) de Santa Rosa do Vale, depois Condessa de Santa Maria do Vale, em Sua Vida.
.
A Theokratissa Dona Nora Regina descendia em linha legitima de Jerônimo (III) de Ornellas de Menezes e Vasconcellos (1691-1771), Senhor ....
.
....Sesmeiro do Morro de Santana, onde hoje se ergue a cidade de Porto Alegre, e de Sua Esposa Dona Lucrécia Leme Barbosa (1700-1800). Procedia Jerônimo (III) de Ornellas da nobreza da Ilha da Madeira (Portugal), procedendo dos reis Godos, das Astúrias, de Leão, de Castela, de Portugal e das Ilhas Canárias. Sua esposa pertencia à aristocracia paulistana, com raízes também na realeza e na nobreza européias.
.
.
O Theokrator Dom Paulino II era trineto, em varonia, do benemérito Dom Albano José II de Ornellas (1794-1870), genearca dos Príncipes de Ornellas e do S.R.I., Princepes Teocráticos dos Godos Peucinos, Totkaifs Titulares, Partícipes do Consistório Sagrado da Teocracia Ecumênica, altos dignitários da Antiqüíssima e Augustíssima Casa Imperial e Real Apostólica dos Romanos, Domus Augusta, e da Santa Igreja Apostólica Primitiva, Católica e Ortodoxa, e da Theokratissa Dona Sebastiana Luiza (1803-1870), nascida de Carvalho e Flores Vieira.
.
S.A.R. Dom Albano José II foi Cavaleiro de Justiça na Venerável Ordem Eqüestre e Religiosa de São Jorge Grão-Mártir, Milícia do Lábaro, por diploma de 06.01.1845, tendo sido elevado a Grã-Cruz de Justiça a 02.12.1865, por diploma expedido por S.B. Mar Petros Georgios I, O.S+G.,
.
e recebe a benção de D. Saul III.
.
Exarca, sob a autoridade de S.M.I. e R. Apostólica Kyros Khristopholos III Andréas Petros, Chefe Dinástico. Seus serviços foram tão relevantes que ele foi elevado a Theokrator Titular, com direito perpétuo e inalienável. O atual Chefe Oficial e Jurídico da Casa Teocrática de Ornellas é S.A.R. o Príncipe Dom Ricardo César I Corrêa Pires Dornelles, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Bacharel em Análise de Sistemas, Pós-Graduado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Pós-Graduado em Direito Empresarial, Proto-Notário da Venerável Sede Pro-Patriarcal Ecumênica dos Cristãos Primitivos e Principe Assistente ao Sacro Trono Pro-Patriarcal Ecumênico, ornado de um belíssimo coração, sempre atento aos problemas sociais, a par de uma excepcional formação profissional e cultural. É seu Herdeiro Presuntivo o Príncipe Dom Homero (II).
.
.
Para acentuar mais ainda o caráter da cerimônia, é de justiça referir-se à sóbria beleza da decoração do Solar de São Manoel, onde móveis históricos, que testemunharam momentos dignamente decorridos, embelezam as dependências, fazendo presente uma aura de prestígio que vem de outro tempo. Não se trata de luxo ostensivo e perdulário, mas de peças de arte, de beleza significativa, que dão testemunho de uma tradição e de um bom gosto excepcional.
.
O nubente, Príncipe Dom Homero, cursa atualmente História na Universidade de Alegrete. Realizou, anteriormente, um Curso de Introdução à Pesquisa em Genealogia e Heráldica, na Fundação Educacional de Alegrete. E um Curso de Extensão em Genealogia e Ciências Heróicas, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É dignitário de diversas ordens dinásticas e eqüestres. Pesquisador já reconhecido como de excepcional valia, é co-autor, entre outras obras, do 1º Volume de Famílias do Rio Grande de São Pedro (Um contributo à genealogia sul-riograndense), publicado em 2004. Culto e gentil, a todos encanta por seu fino trato e sua bondade, características, aliás, comuns aos príncipes de Ornellas – que constituem uma linhagem que se distingue por serviços à comunidade e por uma profunda consciência de valores ancestrais.
Este Breve Noticiário augura aos nubentes a maior felicidade possível!.
.